Azevedo, M.A.; Guerra, V.N.A.; (1988). Pele de asno não é só história… um estudo sobre a vitimização sexual de crianças e adolescentes em família. São Paulo: Roca.
9
Detalhes do Projeto

Muitas de nós, como Cora Coralina, sonharam em sua infância em ser PELE DE ASNO. Certamente naquele momento estávamos muito longe de podermos ler a história de Perrault como um protótipo remanceado da saga de vitimização sexual da infância e adolescência. O presente trabalho propõe-se a fazer esta leitura. Para tanto, pesquisou-se a vitimização da infância e adolescência em famílias do Município de São Paulo, analisando 168 casos denunciados em 1981 a várias instâncias estatais da cidade (Polícia, IML, Vara de Menores e FEBEM).

Os  casos  são analisados  à luz  do marco  referencial do feminismo  crítico que permite  compreender  o fenômeno como manifestação da vitimização sexual da mulher-criança.

Os resultados obtidos possibilitaram traçar um perfil diagnóstico do processo de vitimização da infância / adolescência em família enquanto violência denunciada.